Políticas do Elo7

Última atualização: 06 de junho de 2022.

Política de Trocas, Devoluções e Reembolso

Esta Política de Vendedores faz parte dos nossos Termos e Condições de Uso e, portanto, sua leitura e aceitação é obrigatória. Abaixo vamos trazer informações sobre como funciona a Política do Elo7 para trocas, devoluções e reembolso de pedidos.

1. Aplicação desta Política

2. Condições

3.Trocas, Devoluções e Reembolso

4. Prazos

1. APLICAÇÃO DESTA POLÍTICA

O Elo7 é um marketplace que reúne vendedores independentes responsáveis pela gestão de suas próprias lojas. Isso significa que os lojistas que vendem dentro do site do Elo7 são responsáveis pela política de prazo de entrega, reembolso, trocas e devoluções de seus produtos.

A forma de dispor sobre esses assuntos é pela "Política da Loja". Se você é Vendedor e tem dúvidas sobre o tema, você deve acessar o item 8 da Política do Vendedor.

Se você é Comprador e tem dúvidas sobre a "Política da Loja" do seu Vendedor basta enviar sua dúvida no campo "Contatar vendedor" disponível na página do produto.

Se o Vendedor não tiver uma "Política da Loja" cadastrada, esta Política do Troca, Devoluções e Reembolso do Elo7 se aplicará automaticamente no que couber.

A Política da Loja e esta Política do Elo7 se aplicam subsidiariamente às legislações vigentes de defesa do consumidor, como o Código de Defesa do Consumidor.

Caso haja qualquer problema na compra, o Comprador deve primeiro iniciar uma comunicação com o Vendedor pelo campo de mensagens do pedido e tentar um acordo para a solução do problema. Caso não haja uma proposta de solução em até 48 horas, ou caso não haja acordo entre Comprador e Vendedor, o Elo7 utilizará esta Política para solucionar a controvérsia.

2. CONDIÇÕES

Algumas condições devem ser respeitadas para que essa Política seja aplicada, como:

(i) O produto precisa ter sido adquirido por meio de uma transação que ocorreu 100% dentro do Elo7, ou seja, utilizando o nosso processador de pagamento;

(ii) O comprador precisa ter buscado primeiro a solução junto ao Vendedor pelo campo de mensagens do pedido;

(iii) O produto não pode ter sido retirado ou entregue pessoalmente;

(iv) O produto não pode ter sido danificado, reparado ou modificado pelo Comprador; e

(v) Devem ser respeitados os Prazos delimitados nessa política.

Alguns produtos, ainda que cumpram as condições acima, estão excluídos da aplicação desta Política, como:

(a) Produtos super personalizados, pois são produtos exclusivos com personalizações particulares solicitadas pelo comprador, não podem ser revendidos pelo vendedor em caso de devolução. Exemplo: Convites para eventos e festas; lembrancinhas em geral, etc;

(b) Produtos cujo trabalho final seja um ou mais arquivos digitais, pois esses produtos uma vez enviados concluem a sua finalidade imediatamente com o simples acesso ao conteúdo e a sua devolução pode viabilizar fraudes contra o vendedor;

(c) Produtos de higiene pessoal e/ou íntimos;

(d) Alimentos; e

(f) Plantas.

Apesar de os produtos acima listados de "a" até "f" estarem excluídos da aplicação desta Política, em caso de vício, ou quando não recebido o item, o Comprador deverá entrar em contato com o Vendedor, caso haja discordância, o Elo7 analisará o caso e poderá reembolsar o item caso comprovados o vício ou o não recebimento. Consideramos vício a inadequação na qualidade ou quantidade que torne o produto inadequado ao consumo ou que apresente disparidade entre o item entregue e aquele anunciado pelo Vendedor em sua loja.

Estão excluídos desta Política, produtos ilegais e/ou altamente regulados por Lei, assim como, produtos proibidos pela Política de Produtos e nossos Termos de Uso.

3. TROCAS, DEVOLUÇÕES E REEMBOLSO

O Elo7 é um marketplace de vendedores independentes e autônomos, por isso não podemos garantir a troca de produtos adquiridos dos vendedores que utilizam nossa plataforma. Portanto, a troca só pode ser negociada diretamente com o Vendedor, para isso basta enviar uma mensagem ao Vendedor pelo campo de mensagens do pedido.

Embora o Elo7 não faça parte da negociação de troca, caso não haja um acordo com o Vendedor, o Comprador poderá contactar diretamente o Elo7 por meio da nossa Central de Atendimento. Ao contactar diretamente o Elo7 o Comprador poderá solicitar a devolução do seu produto e o reembolso do pagamento.

Reembolsos somente serão considerados se (i) o produto não tiver sido recebido; (ii) o comprador se arrependeu dentro do prazo desta Política; (iii) o produto foi diferente, incompleto ou defeituoso, nas condições desta política; (iv) nos casos "ii" e "iii" o produto tiver sido comprovadamente devolvido para o endereço do vendedor conforme registrado no pedido dentro da plataforma Elo7. Detalhes do procedimento de reembolso podem ser encontrados no item 12 e seguintes da Política de Pagamentos.

4. PRAZOS

Em caso de não recebimento do produto, o comprador tem o prazo de 150 (cento e cinquenta dias) dias corridos a contar da confirmação do pagamento para reclamar para o Vendedor e/ou Elo7.

Em caso de arrependimento, conforme previsto no art. 49. do Código de Defesa do Consumidor, o Comprador tem o prazo de 7 (sete) dias após o recebimento do produto para reclamar para o Vendedor e/ou para o Elo7.

Em caso de vícios em produtos não duráveis (aqueles que se extinguem com o uso) o Comprador tem 30 (trinta) dias a contar do recebimento do produto para reclamar para o Vendedor e/ou para o Elo7. Como por exemplo, mas não se limitando a sabonetes, hidratantes e perfumes.

Em caso de vícios em produtos duráveis (aqueles que não se extinguem com o uso), o comprador tem 90 (noventa) dias a contar do recebimento do produto para reclamar para o Vendedor e/ou para o Elo7. Como por exemplo, mas não se limitando a móveis, cortinas e tapetes.