Políticas do Elo7

Última atualização: 07 de janeiro de 2022.

Política do Vendedor

Esta Política de Vendedores faz parte dos nossos Termos e Condições de Uso e, portanto, sua leitura e aceitação é obrigatória para anunciar ou vender pelo Elo7. Abaixo iremos dispor sobre nossas regras e informações essenciais para que você seja um vendedor “fora de série”.

1. Sobre o Elo7

2. Nossa relação jurídica

3. Políticas do Elo7

4. Como se tornar um vendedor

5. O que pode ser anunciado no Elo7

6. O que não pode ser anunciado no Elo7

7. Cadastrando produtos

8. Cadastrando política de loja

9. Cadastrando prazo de produção

10. Frete

11. Talk7

12. Pagamentos

13. Atenção em algumas regras

14. Comunicação com o comprador

15. Comunicação com o Elo7

16. Lei Geral de Proteção de Dados

1. SOBRE O ELO7

Somos um marketplace (shopping virtual): usamos a tecnologia para conectar artesãos e designers que buscam vender produtos autorais e #foradeserie e compradores que buscam por esses produtos.

Os produtos anunciados e divulgados no Elo7 devem, obrigatoriamente, ter sido criados, personalizados e/ou produzidos por você, por uma equipe supervisionada diretamente por você e/ou por uma cooperativa ou associação da qual você tenha participação direta.

Nós nos isentamos de qualquer responsabilidade e obrigação pela disponibilidade, pontualidade, segurança ou confiabilidade dos produtos anunciados no site, e nos reservamos o direito de modificar, suspender ou encerrar o serviço com ou sem aviso prévio, a qualquer momento.

EM VIRTUDE DE NÃO FIGURARMOS COMO PARTE NAS TRANSAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE SERVIÇOS E PRODUTOS QUE SE REALIZAM ENTRE OS USUÁRIOS, A RESPONSABILIDADE POR TODAS AS OBRIGAÇÕES DELAS DECORRENTES, SEJAM FISCAIS, TRABALHISTAS, CONSUMERISTAS OU DE QUALQUER OUTRA NATUREZA, É EXCLUSIVAMENTE DO VENDEDOR.

Assim como qualquer compra ou venda efetuada no site é de responsabilidade dos respectivos compradores e vendedores, não poderá o Elo7 ser responsabilizado por prejuízos decorrentes de atrasos, falta de pagamento, não entrega de produtos ou qualquer outro prejuízo gerado por usuários.

2. NOSSA RELAÇÃO JURÍDICA

Os vendedores utilizam dos serviços de tecnologia prestados pelo site para anunciar e comercializar seus produtos, com o intuito de auferir lucro.

Nesse contexto, a relação firmada entre nós é contratual civil, aplicando-se todo o regramento pertinente previsto pelo Código Civil, Lei n.º 10.406/2002.

Sendo assim, tem-se que o prazo prescricional para a ação de cobrança do usuário vendedor, a ser eventualmente proposta em face do Elo7, visando reparação civil por qualquer suposto prejuízo experimentado em razão da relação contratual mantida entre as partes, é de 3 (três) anos, prazo também aplicável para demandas em que o fundamento seja o hipotético enriquecimento sem causa.

É importante que você entenda melhor o motivo de aplicarmos o Código Civil na nossa relação e não o Código de Defesa do Consumidor, pois nos exatos termos do artigo 2º do Código de Defesa do Consumidor, o conceito jurídico de consumidor é definido como sendo “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.” E você como vendedor cadastrado na plataforma utiliza dos serviços prestados como ferramenta para auferir lucro, não usa como destinatário final do serviço.

3. POLÍTICAS DO ELO7

Você precisa estar sempre atento às nossas políticas, por isso indicamos que acesse, leia e sempre se mantenha atualizado. Veja cada uma delas nos links a seguir:

Termos de Uso

Política de Privacidade

Políticas de Vendedores

4. COMO SE TORNAR UM VENDEDOR

Se você está interessado em ser um vendedor, primeiro é necessário criar um cadastro no Elo7. Em seguida, basta ir em Menu > Mudar para Vendedor. E a partir desse momento você se tornará um criativo da nossa comunidade.

A primeira indicação é que você cadastre seus dados completos e de forma correta. No campo Nome, você deve colocar o seu nome completo de pessoa física, e no campo Nome da Loja você deve inserir o seu nome criativo, pelo qual você será conhecido em seus anúncios. Além disso, os dados devem estar sempre atualizados.

É importante lembrar que alguns dados da sua Loja se tornarão públicos. Para saber mais, você pode acessar a nossa Política de Privacidade.

Após o cadastro, já como vendedor, você poderá personalizar sua loja com banner, fachada e cadastrar um endereço personalizado (www.elo7.com.br/loja).

Além da sua Loja, você pode abrir uma Vitrine Elo7 personalizada para que os compradores visualizem e comprem seus produtos anunciados. E, atenção: as vitrines devem seguir as mesmas regras das lojas Elo7.

O Elo7 é uma comunidade criativa e por isso você deve postar apenas textos e fotos produzidas por você. Você declara que é autor ou que tem os direitos autorais, ou de marca, de todo material que publicar no Elo7.

Além disso, podemos utilizar, divulgar ou publicar seus anúncios e/ou as imagens utilizadas em seus anúncios, associado aos serviços prestados pelo Elo7, a nosso critério exclusivo, em redes sociais, banners, links patrocinados, plataformas mobile, em quaisquer locais públicos ou privados como feiras, cartazes, revistas e quaisquer outros meios de comunicação com o público.

5. O QUE PODE SER ANUNCIADO NO ELO7

Antes de cadastrar qualquer produto se atente ao que é permitido anunciar no Elo7. A lista abaixo é meramente exemplificativa:

  • Artesanato, trabalhos manuais, trabalhos artísticos e crafts;

  • Trabalhos digitais (design e ilustrações);

  • Produtos industrializados que tenham recebido personalização ou intervenção significativa (sujeito à análise da equipe do Elo7);

  • Manuais, CDs, livros e apostilas autorais sobre materiais e técnicas para artesanato ou empreendedorismo criativo;

  • Alimentos artesanais, como doces, pães, massas, tortas, molhos e temperos.

  • Aluguel de produtos artesanais de decoração para festas e eventos;

  • Insumos e materiais para artesanato e para produtos personalizados, desde que cadastrados na categoria de materiais para artesanato;

  • Cursos e oficinas de artesanato e empreendedorismo criativo;

  • Produtos cuja certificação pelo INMETRO seja obrigatória/compulsória, desde que o selo do INMETRO e a nota fiscal do produto estejam reproduzidos em todas as páginas do anúncio.

6. O QUE NÃO PODE SER ANUNCIADO NO ELO7

Alguns produtos não podem ser vendidos no Elo7. É fundamental que você esteja ciente e não os publique na plataforma, sob pena de bloqueio e/ou exclusão do seu cadastro. É vedada a venda dos seguintes produtos, mas não se limitando a:

  • Venda de produtos ilegais e/ou produtos que promovam atividades ilegais no território brasileiro. Os anúncios não podem facilitar ou promover atos ilegais, (como bestialidade, pedofilia, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, jogos de azar, contrabando de produtos e/ou peculato, etc);

  • Venda de produtos altamente regulamentados;

  • Venda de produtos perigosos (como explosivos, substâncias tóxicas, etc);

  • Venda de armas brancas ou de fogo (como pistolas, facas e/ou outras armas evidentes, mesmo que sejam personalizados, imitações de armas de fogo que pareçam reais, etc);

  • Venda de drogas e determinadas substâncias à base de plantas, incluindo substâncias utilizadas para fins recreativos e medicinais, independentemente da sua legalidade;

  • Venda de materiais para consumo de drogas (como carburador, bongos, vaporizadores e respetivos componentes, etc);

  • Venda de medicamentos, dispositivos médicos regulamentados e fármacos (como aspirinas, sais de frutas, etc), mesmo que vendidos como componente de um produto (como kit ressaca, kit toalete, etc);

  • Venda de tabaco, fumo (como cigarros, charutos, cigarros eletrónicos e líquido para cigarros eletrônico, ect), mesmo que vendidos como componentes de um produto;

  • Venda de bebidas alcoólicas de qualquer tipo, mesmo que vendidas como componentes de um produto;

  • Venda de animais vivos e/ou produtos criados utilizando espécies animais selvagens. em vias de extinção ou ameaçadas;

  • Venda de produtos feitos de restos mortais humanos e/ou produtos do corpo humano, exceto dentes, cabelo e leite materno.

  • Venda de produtos que promovem, apoiam ou glorificam o ódio e a violência de qualquer tipo, assim como, apoiem ou comemorem grupos de ódio atuais ou históricos e/ou produtos que contenham ofensas raciais ou termos depreciativos em referência a grupos protegidos;

  • Produtos de dropshipping (intermediação da venda entre um comprador e um fornecedor terceiro);

  • Revenda de produtos ou serviços (exceto insumos e materiais para artesanato);

  • Venda de produtos importados (exceto insumos e materiais para artesanato);

  • Venda de produtos industrializados (exceto insumos e materiais para artesanato);

  • Alimentos industrializados ou não feitos artesanalmente;

  • Divulgação de produtos que infrinjam o direito de marcas registradas (ex.: uso de marcas, nomes comerciais, símbolos, logotipos, personagens, clubes de futebol, artistas, etc.);

  • Uso de fotos, imagens, ilustrações ou textos de terceiros ou copiados da Internet, mesmo que sejam de fontes anônimas e/ou parcialmente utilizados;

  • Venda de peças usadas (brechó) que não tenham recebido personalização ou intervenção significativa;

  • Venda de produtos com conotação erótica (como artigos de sex shop, doces, sabonetes, etc);

  • Venda de cosméticos que não sejam de produção artesanal e própria;

  • Venda de serviços (como aluguel, consultoria, assessoria, serviços de buffet, cursos, etc); e

  • O envio de brindes que não tenham a venda permitida no Elo7.

Nós temos uma Política de Produtos Proibidos, onde você encontrará detalhes sobre essas proibições, exemplos e esclarecimentos.

7. CADASTRANDO PRODUTOS

Agora que você faz parte da nossa comunidade, o próximo passo é cadastrar seus produtos. Você poderá cadastrar até 25.000 (vinte e cinco mil) produtos, sendo que o valor mínimo de cada produto deve ser igual a R$ 9,90 (nove reais e noventa centavos). Se você quiser disponibilizar produtos com valor inferior, deverá inserir uma quantidade mínima de produtos que devem ser comprados em conjunto, para que atinja este valor no anúncio.

Os produtos cadastrados na loja aparecem nas buscas feitas no Elo7 e o site trabalha na divulgação e visibilidade em redes sociais e sites de buscas da internet.

O tipo de anúncio Plus tem prioridade na busca e em campanhas de marketing do Elo7, sua exibição não é garantida. Saiba mais aqui

8. CADASTRANDO POLÍTICA DE LOJA

Uma boa loja deve investir um tempo para criar suas políticas e redigi-las de forma bem clara e objetiva. Elas ajudam a proteger comprador e vendedor, esclarecem detalhes e podem evitar desentendimentos. Além de transmitir muito mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio.

Ao criar sua política, procure explicar sobre todo o processo de compra e venda, assim como trocas, devoluções e reembolsos. É fundamental também que ela esteja de acordo com as legislações vigentes, como o Código de Defesa do Consumidor e políticas do Elo7.

E lembre-se: nenhum dado de contato deve ser divulgado nas políticas de sua loja! Entenda.

9. CADASTRANDO PRAZO DE PRODUÇÃO

Temos uma outra ferramenta muito importante para vocês criativos que é a opção de cadastrar um prazo de produção no seu produto, esse prazo deve ser cadastrado com muita responsabilidade, pois ele deverá ser cumprido. Você tem que levar em consideração todos os passos do seu processo, como o eventual desenvolvimento, aprovação de arte, confecção do produto, e outras etapas que você possa precisar para a finalização do produto. O prazo é contado em dias úteis, e é importante sempre manter uma folga para algum imprevisto. Então, se você não precisar utilizar todo o prazo e enviar o pedido antes que ele finalize, o seu comprador ficará ainda mais satisfeito.

10. FRETE

Após o cadastramento de produtos, o primeiro passo é definir se irá utilizar o frete manual ou automático.

Na opção "Frete automático" o sistema calcula automaticamente o valor do frete de acordo com as medidas cadastradas no produto, no momento em que o Comprador estiver efetuando o pedido. O carrinho de compras mostrará para o cliente as opções de frete oferecidas pelo vendedor e o cliente escolherá uma destas opções. O cliente poderá então efetuar o pagamento no momento do pedido, pois já saberá o valor do frete e o valor dos produtos. Para mais informações acesse aqui.

Na opção "Frete Manual" permite que o Vendedor calcule o frete, no momento em que o comprador enviar o pedido para a Loja, ele precisará aguardar as opções de frete serem definidas pelo Vendedor. Para mais informações, acesse aqui.

Após a definição do frete manual ou automático, o Elo7 disponibiliza o benefício de utilizar uma etiqueta de postagem com acesso a tarifas diferenciadas para postagens via Correios, Jadlog e/ou transportadoras que possam ser implementadas dentro da opção. Para tal, é necessário fazer a adesão. Você pode saber mais, acesse aqui.

Além disso, temos a opção de implementação do Frete7 que ao optar o Vendedor irá oferecer a opção mais barata de envio ao comprador e o Elo7 informará a forma de envio, e neste caso será necessária a adesão do comprador. Para saber mais sobre isso, acesse aqui.

As opções de frete com desconto variam de acordo com as dimensões e peso do pacote, bem como os locais de origem e destino. E, é de responsabilidade do Vendedor fornecer de maneira precisa todos esses dados.

Se o Vendedor optar pelo envio com nossa etiqueta de postagem, ela será preenchida automaticamente com os dados cadastrais dos usuários, evitando, assim, erros de preenchimento.

Em caso de divergência, o Elo7 poderá emitir uma cobrança referente à diferença de custo entre o valor da postagem realizada e daquela estimada com base nas informações fornecidas para o cálculo do frete.

Ao Elo7 é reservado o direito de interromper o serviço de etiquetas de envio e suas modalidades (regular e expresso), sem prévia notificação, e sem que isso confira ao Vendedor qualquer direito à indenização, em especial quando a interrupção se der em função de observância de lei, regulamentação, ordem judicial ou administrativa, assim como da indisponibilidade do serviço pelas transportadoras.

Em caso de problema no envio ou dúvidas sobre indenização e seguro das etiquetas indicamos que entrem em contato com a nossa central de atendimento

Você pode também acessar a nossa página de dúvidas sobre frete e envio, clicando aqui.

11. TALK7

Nós disponibilizamos o aplicativo Talk7 para que os Vendedores gerenciem o seu próprio negócio. Por meio dele é possível estabelecer um relacionamento com o cliente, conversar sobre um produto ou ideia em um chat com fotos, montar um orçamento, receber pagamentos com segurança e acompanhar a logística de entrega dos pedidos.

O Talk7 é um aplicativo de utilização gratuita. Os pedidos gerenciados por meio dele serão comissionados de acordo com o canal de entrada, Elo7 ou Venda direta, consulte a nossa Política de Pagamentos para saber mais sobre comissões.

12. PAGAMENTOS

O Elo7 tem como único fornecedor responsável por processar todos os pagamentos do site a empresa denominada Moip by PagSeguro inscrita no CNPJ sob o n° 08.718.431/0001-08. Essa empresa disponibiliza as principais formas de pagamento para transações online, como cartão de crédito, boleto e saldo Moip. Todas as vendas realizadas pelo Elo7 e Talk7 são comissionadas e devem acontecer por meio do Moip.

Todas as informações relevantes sobre o assunto você pode consultar na nossa Política de Pagamentos.

13. ATENÇÃO EM ALGUMAS REGRAS

Você como um criativo da nossa comunidade deve respeitar todas as legislações vigentes e as Políticas do Elo7, mas queremos que você se atente à alguns comportamentos e regras que precisa cumprir que são, mas não se limitando:

  • Ler todas as nossas Políticas e Termo de Uso e se manter engajado em todas elas.

  • Honrar com os envios dos pedidos e fazer isso dentro do prazo anunciado. Por isso é muito importante atentar-se para o prazo de produção que cadastrar em seus anúncios. Busque um prazo que esteja de acordo com sua capacidade produtiva, evitando gerar atrasos e frustrações aos seus compradores.

  • Ao realizar o envio, você deve marcar o pedido como enviado e informar o rastreio. Assim seu comprador poderá acompanhar a entrega do produto e se sentirá seguro em saber sobre o andamento do pedido em todo o processo.

  • O Elo7 proíbe a utilização da plataforma para discriminar, injuriar, difamar, caluniar ou desfavorecer em razão de preconceito pessoas com base nos seguintes atributos pessoais (que coletivamente chamaremos de “Grupos Protegidos”). Para saber tudo sobre esse assunto, você deve acessar a nossa Política Antidiscriminação e Discurso de Ódio.

  • Manter avaliações no site Elo7 acima de 85% positivas.

  • Não utilizar propagandas enganosas que possam induzir o comprador ao erro. Sempre utilize imagens reais e descrições corretas do seu produto.

  • Não adicionar em seus anúncios acréscimos de preço caso o COMPRADOR opte por realizar o pagamento por uma determinada forma de pagamento.

  • Nunca divulgar dados de contato, ou solicitar dados do comprador, através das páginas da loja ou de produtos.

  • Nunca direcionar as negociações para outros canais, ainda que seja o Talk7. Pois, caso esse desvio ocorra, o site lançará uma cobrança da comissão correspondente na fatura, para pagamento.

  • Não ter mais de uma loja no site comercializando produtos idênticos ou semelhantes, na mesma categoria ou em categorias diferentes.

  • Não divulgar o mesmo produto mais de uma vez na mesma loja.

  • Não violar o Direito de Imagem de terceiros ou o Direito de Propriedade Intelectual de terceiros, como por exemplo anunciar produtos que mencionem ou utilizem imagens ou marcas registradas de titularidade de terceiros.

  • Não enviar brindes que não tenham a venda permitida no Elo7.

Qualquer descumprimento às nossas políticas e regras poderão acarretar ao bloqueio e/ou exclusão da sua Loja conforme descrito em nossos Termos de Uso.

14. COMUNICAÇÃO COM O COMPRADOR

Toda comunicação deve estar de acordo com a nossa Política Antidiscriminação e Discurso de Ódio, então você como vendedor criativo deve manter uma comunicação clara,direta e respeitosa com seu comprador, informando-o sobre todo o processo de venda.

  • Antes da venda

Enquanto o produto ainda está no carrinho do comprador, ele poderá entrar em contato com você através do Chat para tirar dúvidas. Nesta etapa é importante manter uma comunicação ágil com o comprador. Para sua segurança não é permitido informar dados de contato fora do site ou meios de pagamento que não sejam os disponibilizados pela plataforma. Essa é uma condição de uso do site que traz proteção às partes, e, se infringida, poderá acarretar sanções à loja.

  • Durante a venda

É importante manter contato com seu comprador por meio do Chat do pedido durante essa fase de produção. Acertar detalhes da personalização do produto e manter seu comprador informado o ajudará a se sentir mais seguro durante a venda, o que pode aumentar a satisfação dele em ter comprado na sua loja. Um comprador satisfeito não só pode voltar a comprar com você, como indicar sua loja a outros potenciais compradores.

  • Pós-venda

Até que o produto chegue nas mãos do comprador, você é o responsável por esse pedido. É importante que você informe o código de rastreio ao comprador para que ele possa acompanhar a entrega. Verifique a possibilidade de enviar uma mensagem pedindo que ele confirme o recebimento do produto, e neste ponto você pode inclusive pedir que ele avalie sua loja.

Se algo não sair como esperado, como por exemplo, o produto ser extraviado ou chegar com avaria, mantenha a comunicação com o comprador e busque uma solução viável a ambos. Você conta com a nossa central de atendimento para te auxiliar a encontrar uma boa solução.

15. COMUNICAÇÃO COM O ELO7

Manter a comunicação com a gente também é muito importante. Aqui você conta com times que trabalham para melhorar a experiência dos vendedores e compradores, zelando pela segurança e proteção das negociações dentro do site. Então, sempre que precisar, nos contate clicando aqui.

É importante que sempre mantenha seus dados atualizados, pois caso seja necessário entraremos em contato por meio deles.

Alguns exemplos de contatos que realizamos e que você precisa se atentar são nossas mediações de impasses na venda, e também notificações para envio de planejamento. Eles ocorrem quando identificamos atrasos nos envios de pedidos e/ou recebemos reclamações dos compradores sobre sua loja. Fique de olho: se isso acontecer, nós notificaremos você a respeito para que verifique o ocorrido e nos retorne.

Nestas situações, sempre daremos um prazo para seu retorno às nossas notificações. É importante responder dentro do prazo que for indicado e com as informações que forem solicitadas, caso contrário podem ser aplicadas sanções à sua venda ou à sua loja.

Mantenha a transparência sobre o que pode ter causado algum problema na venda, ou o que esteja lhe causando dificuldades em atender a demanda no geral, assim nossos times terão as informações necessárias para lhe ajudar no que for preciso.

16. LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) dispõe sobre a proteção dos dados pessoais das pessoas físicas. Ela visa preservar o direito constitucional à liberdade e à privacidade que todos os cidadãos brasileiros têm, assim como protegê-los de danos causados por violação desses direitos.

Nós temos essa responsabilidade com seus dados e você pode ter todos os detalhes sobre a utilização acessando a nossa Política de Privacidade.

Você, como vendedor do Elo7, um fornecedor de produtos ou serviços, também tem a obrigação legal de cumprir a LGPD. É preciso estar atento, pois a legislação dispõe que qualquer pessoa que utiliza dados pessoais possui responsabilidades, e deve cumprir o que essa lei dispõe.

Por isso, indicamos que você siga algumas boas práticas, como:

  • Evitar manter dados pessoais de compradores salvos após a venda concluída. Contatos de avaliação ou marketing pós venda só devem ser feitos mediante o consentimento de seu comprador. Isso inclui avaliações e convites para novas compras.

  • Sempre pedir o consentimento do seu comprador para utilizar os dados, lembrando de sempre informar a finalidade da utilização;

  • NÃO ESQUEÇA que fotos devem ter autorização para serem utilizadas;

  • Não utilizar os dados dos compradores disponibilizados pelo Elo7 para fins que não sejam relacionados a compra realizada no Elo7;

  • Não salvar os dados dos compradores disponibilizados pelo Elo7 para utilizar para marketing pessoal;

  • Não compartilhar os dados dos compradores disponibilizados pelo Elo7;

  • Não publicizar nenhuma informação que possa identificar os compradores do Elo7;

  • Sempre que possível apagar conversas em outros canais caso tenha dados que identifiquem os compradores do Elo7.

É importante que você como vendedor estude sobre essa legislação e esteja sempre engajado, pois o não cumprimento dela gera consequências dentro e fora do Elo7, como o bloqueio da sua Loja no site Elo7, assim como, advertências, multas e bloqueio pelas autoridades nacionais.