Políticas do Elo7

Última atualização: 17 de dezembro de 2021.

Política de Pagamentos

Esta política faz parte dos nossos Termos e Condições de Uso e, portanto, sua leitura e aceitação é obrigatória. Aqui vamos explicar sobre os meios de pagamentos do Elo7 e todos os detalhes que você precisa entender sobre pagamentos para vender ou comprar conosco.

Meio de Pagamento Elo7

1. O que é Moip by PagSeguro

2. Obrigatoriedade

3.Benefícios do processamento de pagamento

4. Restrições Moip à Vendedores

5. Limites de sua conta Moip

6. Compartilhamento de dados e troca de informações

7. Formas de pagamento

8. Parcelamento

Comissões de Vendas

9. Valores das Comissões pagas pelo Vendedor ao Elo7

10. Formas de Pagamento das Comissões

11. Reembolso das Comissões

Reembolso de Pedidos

12. Regras

13. Procedimento de reembolso (boleto)

14. Procedimento de reembolso (cartão)

15. Procedimento de reembolso (parcial)

16. Procedimento de Reembolso pelo Elo7

17. Prazos

Informações importantes para o Comprador

18. Cartão de Terceiros

19. Contestação (não reconheço uma compra no meu cartão)

Informações importantes para o Vendedor

20. Dados pessoais

21. Análises de risco

22. Suspeita de Comprador

23. Contestação de pedidos (recebi uma contestação)

Qualquer dúvida sobre esses conteúdos, basta entrar em contato com a nossa central de atendimento.

Meio de Pagamento Elo7

1. O que é Moip by PagSeguro

O Elo7 não processa internamente seus pagamentos, hoje nosso fornecedor responsável por processar todos os pagamentos do site é o Moip by PagSeguro que está inscrito no CNPJ de n° 08.718.431/0001-08. Esta empresa permite a disponibilização dos principais meios de pagamento para transações online.

2. Obrigatoriedade

2.1 Ao abrir sua Loja no Elo7 o Vendedor obrigatoriamente deve criar uma conta no Moip, e a leitura e aceite dos Termos e Condições do Moip assim como todos seus anexos é essencial para iniciar suas vendas conosco. O cadastramento é gratuito e de forma simplificada.

2.2 Ao realizar uma compra no Elo7 e aceitar os Termos e Condições Gerais de Uso do Site Elo7 o Comprador aceita automaticamente os Termos e Condições do Moip assim como todos seus anexos. O Comprador deve utilizar exclusivamente o Moip como meio de pagamento, não sendo necessário nenhum cadastro externo.

3. Benefícios do processamento de pagamento

Temos inúmeros benefícios para facilitar a administração das Lojas no Elo7, como:

  • prazo rápido para liberação do valor da venda . Em apenas 2 (dois) dias corridos após a compensação do pagamento o dinheiro estará disponível em sua conta Moip;

  • os Vendedores poderão oferecer aos Compradores a opção de parcelamento em até 12 (doze) vezes no cartão (vide item 7);

  • temos um fluxo de pagamento integrado: o Comprador deverá fazer todo o processo de pagamento sem sair do site do Elo7. Apesar de o Moip ser o processador de pagamentos, todos os dados serão inseridos na página do Elo7, de modo que não é necessário criar nenhum cadastro além da sua conta no Elo7. Isso proporciona agilidade e segurança nas transações (vide item 6);

  • quando o pagamento efetuado pelo Comprador for confirmado o status do pedido no Elo7 é atualizado automaticamente para o Vendedor;

  • o Elo7 retém a taxa de comissão sobre a venda automaticamente após a confirmação do pagamento, no momento que o Comprador pagar pelo pedido, então o Vendedor não precisa ativamente realizar qualquer pagamento ao Elo7;

  • Vendedores têm direito a 5 (cinco) transferências gratuitas por mês da conta Moip para a instituição financeira que desejar, e após ultrapassado esse limite será cobrada uma taxa de R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) por transferência;

  • caso o Comprador se enquadre nas condições da nossa Política de Trocas e Devoluções ele terá o reembolso assegurado por até 150 (cento e cinquenta) dias após a confirmação do pagamento.

4. Restrições Moip à Vendedores

O Elo7 tem produtos que não podem ser anunciados conforme a Política de Produtos Proibidos. O Moip também tem algumas proibições, selecionamos abaixo alguns ítens cujos transações são vedadas pelo Moip:

(i) ações, títulos ou qualquer outro tipo de produtos financeiros;

(ii) transações imobiliárias;

(iii) agências de empregos;

(iv) empresas de marketing multinível;

(v) escritórios de cobrança;

(vi) consórcios e marketing de cartões de desconto;

(vii) importação direta de produtos ("dropshipping");

(viii) crédito;

(ix) operações com ações; e

(x) doações a partidos políticos ou qualquer outra Pessoa Politicamente Exposta (PEP), nos termos da Circular n. 3.461/09 do Banco Central do Brasil.

Além dos itens listados devem ser observadas as regulamentações do Banco Central.

Prezamos pelo cumprimento de todas as legislações vigentes e por isso o Elo7 e o Moip vedam completamente qualquer ato, ação, cadastramento de Lojas e/ou venda de produtos que tenham ligação com corrupção, suborno ou lavagem de dinheiro.

Todos os nossos usuários precisam ler e compreender as leis anticorrupção vigentes no Brasil, em especial as disposições apresentadas nas leis 9.613/98 (“Lei de Lavagem de Dinheiro”) e 12.846/13 (“Lei Anticorrupção”) e garantir o cumprimento e respeito às suas disposições.

5. Limites de sua conta Moip

Existem análises que são feitas em conjunto pelas empresas Elo7 e Moip. É o caso da definição de limite de movimentação de saldo da conta Moip dos Vendedores. O limite é definido com base em critérios como faturamentos, indicadores de envio de pedidos, entregas, reclamações e infrações. Sempre que atingir o seu limite máximo basta nos contatar que faremos uma nova análise.

6. Compartilhamento de dados e troca de informações

Seus dados pessoais são compartilhados entre o Elo7 e o Moip para que seja viável a prestação do serviço de pagamento e gerenciamento financeiro para os usuários da plataforma. Caso queira detalhes sobre os dados compartilhados, você pode acessar a Política de Privacidade Elo7 e a Política de Privacidade Moip.

7. Formas de pagamento

As seguintes formas de pagamento estão disponíveis para as transações de compra: boleto bancário e cartão de crédito à vista ou parcelado.

Caso você seja um Vendedor e deseje comprar em outras lojas do Elo7, você também pode pagar com o seu saldo Moip. Nessa modalidade você será direcionado para a página do Moip para concluir o seu pagamento.

É proibido que o Comprador ou o Vendedor direcione a venda para outros canais de venda ou utilize outros meios de pagamento se não os mencionados acima. Caso essa regra seja desrespeitada o usuário poderá ser bloqueado ou banido da plataforma.

8. Parcelamento

Os pagamentos realizados com cartão de crédito podem ser parcelados em até 12 (doze) vezes no Elo7, desde que seja respeitado o valor mínimo de cada parcela. Você pode consultar o valor mínimo da parcela aqui.

Os pedidos feitos pelo Comprador poderão ser parcelados em até 12 (doze) vezes, desde que respeitado o valor mínimo por parcela. Toda venda parcelada possui um custo de antecipação que pode ser pago pelo Comprador ou pelo Vendedor, conforme opção feita pelo Vendedor. Quando o Vendedor opta por repassar o custo ao Comprador, os juros são adicionados ao valor do pedido no momento do pagamento. Quando o Vendedor opta por pagar esse custo de antecipação e oferecer o parcelamento em até 12 (doze) vezes sem juros para o Comprador, o custo de antecipação é descontado após a confirmação do pagamento. O custo de antecipação pode ser consultado aqui.

9. Valores das Comissões pagas pelo vendedor ao Elo7

Todas as vendas realizadas no site são comissionadas e os cálculos são realizados da seguinte forma:

Anúncio Clássico: Será descontado 12% (doze por cento) de comissão do valor total do pedido.

Anúncio Plus: Será descontado 18% (dezoito por cento) de comissão do valor total do pedido.

As vendas no Elo7 também podem ser realizadas pela modalidade denominada Venda Direta por meio do aplicativo Talk7. Vendas diretas são aquelas iniciadas em outros canais pelo Vendedor, mas direcionadas para conclusão no Elo7. Isso possibilita ao Vendedor a utilização de todos os recursos disponíveis na plataforma para o gerenciamento de suas vendas em um só lugar. Verifique mais informações sobre Venda Direta e Talk7 nos nossos Termos de Uso.

A comissão neste caso se dá da seguinte forma:

Será descontado 6% (seis por cento) de comissão do valor total do pedido.

10. Formas de Pagamento das Comissões

As cobranças referentes ao pagamento de comissão são realizadas automaticamente assim que o pagamento feito pelo Comprador é concluído pelo Moip, então o valor que fica disponível na conta do Vendedor já mostra o saldo depois de descontado o valor da comissão, não sendo necessária qualquer ação de sua parte.

É importante ressaltar que quando um pedido é pago por meio de saldo Moip em um carrinho aberto como Anúncio Plus, a cobrança realizada de forma automática será de 12% (doze por cento), e como o Anúncio Plus tem a comissão de 18% (dezoito por cento), a diferença de 6% (seis por cento) será lançada em sua fatura no site Elo7.

Caso seja identificado por nossa equipe a ocorrência de evasão de comissão em algum pedido pago, essa cobrança também será efetuada diretamente em sua fatura, e sanções aplicáveis serão realizadas de acordo com os nossos Termos de Uso.

Pedidos não pagos pelos Compradores não terão a comissão cobrada.

11. Reembolso das Comissões

Quando é realizado o reembolso de um pedido, automaticamente o valor total do pagamento é devolvido ao Comprador. Isso inclui o valor do produto, o valor do frete, as comissões e taxas referentes ao pedido. Portanto, o Vendedor não receberá nenhuma devolução em razão do estorno do valor total para o Comprador.

Se o Vendedor identificar uma cobrança da comissão que não é devida , basta entrar em contato com a nossa Central de Atendimento.

12. Regras

Todos os pedidos no site Elo7 podem ser reembolsados, desde que seguidas todas as regras estabelecidas na nossa Políticas de Reembolso, Troca e Devolução.

O reembolso ao Comprador deverá ser feito por meio do Moip para garantir que o valor integral seja reembolsado, incluindo taxas e comissões.

O reembolso de uma transação não acontece de forma automática, mesmo que o Comprador ou Vendedor cancele o pedido. Este procedimento deverá ser feito pelo Vendedor por meio de saldo em sua conta Moip.

Para receber o reembolso, o Comprador deve primeiro solicitar diretamente ao Vendedor por meio do campo de mensagens do pedido. Caso o Vendedor não atenda a solicitação em até 48 horas, é necessário que o Comprador entre em contato com a nossa Central de Atendimento para realização dos procedimentos pertinentes para conclusão do reembolso.

13. Procedimento de reembolso (boleto)

Para pagamentos de pedidos feitos por meio de boleto bancário, o Comprador pode escolher receber o reembolso em sua conta bancária ou em sua conta Moip. Independentemente da opção do Comprador, o Vendedor deverá seguir o procedimento abaixo via Moip.

Se o Comprador optar por receber o reembolso em sua conta bancária, será necessário que o Comprador envie para o Vendedor os seguintes dados:

  • Banco

  • Agência

  • Conta e dígito

  • CPF (o mesmo que usou na compra)

  • Nome Completo

Se o Comprador optar por receber o reembolso em uma conta Moip, será necessário que o Comprador tenha uma conta no Moip ou que crie uma conta no Moip. Nesse caso será necessário informar ao Vendedor o seguinte dado:

  • Conta Moip

Com os dados ou conta Moip o Vendedor deverá:

  • Acessar o site do Moip (https://moip.com.br/) com login e senha;

  • Acessar o menu “Pedidos”;

  • Localizar a transação a ser reembolsada em seu extrato;

  • Clicar no botão cinza Reembolsar;

14. Procedimento de reembolso (cartão)

Para pagamentos de pedidos feitos por meio de cartão de crédito, o reembolso será creditado na fatura do cartão utilizado pelo Comprador para o pagamento. (Verifique prazos no item 17)

Basta o Vendedor seguir o procedimento já mencionado:

  • Acessar o site do Moip (https://moip.com.br/) com login e senha;

  • Acessar o menu Pedidos;

  • Localizar a transação a ser reembolsada em seu extrato;

  • Clicar no botão cinza Reembolsar;

15. Procedimento de reembolso (parcial)

O reembolso parcial é um procedimento excepcional, que pode ser realizado pelo Vendedor em situações especiais e de comum acordo entre as partes, ou quando identificada a necessidade por nossa equipe após uma mediação.

No reembolso parcial de uma transação paga via cartão de crédito, o valor devolvido será creditado na fatura do Comprador. (Verifique prazos no item 17)

No reembolso parcial de uma transação paga por boleto bancário, o Comprador pode optar por receber o valor devolvido em sua conta bancária ou conta Moip. Independentemente da opção do Comprador, o Vendedor deverá seguir o procedimento abaixo via Moip.

Para isso, o Vendedor deve:

  • Acessar o site da Moip (https://moip.com.br/) com login e senha;

  • Acessar o menu Pedidos;

  • Localizar a transação a ser reembolsada em seu extrato;

  • Clicar no botão cinza Reembolsar;

  • Acessar a aba Reembolso Parcial

16. Procedimento de Reembolso pelo Elo7

Caso o Vendedor não faça o reembolso e o Comprador esteja dentro das hipóteses previstas na Políticas de Reembolso, Troca e Devolução, o Elo7 irá solicitar o reembolso diretamente ao Moip, retirando o valor da conta do Vendedor. Não havendo saldo disponível a conta será negativada e esse valor deverá ser pago posteriormente ao Moip pelo Vendedor.

Os meios de recebimento do reembolso serão os mesmos citados nos itens 13, 14 e 15, com a exceção de que o recebimento de um reembolso feito pelo Elo7 não ocorrerá por meio de conta bancária, mas sempre através de devolução no cartão de crédito ou inclusão de crédito em conta Moip.

17. Prazos

Após o cancelamento do pedido, seja pelo Comprador ou pelo Vendedor, o reembolso deverá ser efetuado pelo Vendedor em até 1 (um) dia útil pela conta Moip, e seu comprovante de reembolso via Moip deve ser enviado no campo de mensagens do pedido.

Após a solicitação de reembolso pelo Vendedor, a previsão de conclusão do reembolso acontecerá nos seguintes prazos:

Pedidos pagos por cartão de crédito:

  • O valor pago originalmente pelo Comprador será devolvido integralmente a ele no mesmo cartão utilizado para a compra. O valor pode demorar até 90 (noventa) dias para aparecer na fatura do cartão de crédito. Os prazos para estorno em fatura são de responsabilidade da administradora do cartão utilizado e dependem de uma combinação de datas como: o dia da compra, o dia do fechamento da fatura e o dia da autorização do estorno.

Pedidos pagos por boleto bancário reembolsado na conta bancária do Comprador:

  • O valor ficará disponível em até 5 (cinco) dias úteis na conta do Comprador.

Pedidos pagos por boleto bancário reembolsado na conta Moip do Comprador:

  • O valor ficará disponível imediatamente na conta Moip do Comprador. Caso opte posteriormente por realizar a transferência para sua conta bancária, o valor será disponibilizado em até 5 (cinco) dias úteis.

Pedidos pagos por boleto bancário reembolsado na conta Moip do Comprador pelo Elo7:

  • O valor ficará disponível em até 7 (sete) dias úteis na conta Moip do Comprador. Caso opte posteriormente por realizar a transferência para sua conta bancária, o valor será disponibilizado em até 5 (cinco) dias úteis.

18. Cartão de Terceiros

É vedada a utilização de cartão de terceiros sem o consentimento do titular. A qualquer momento seu cadastro poderá ser analisado pelas equipes de prevenção a fraudes do Elo7 e do Moip, e caso esse comportamento seja identificado, seu pedido será recusado e seu cadastro será bloqueado e removido do Elo7.

19. Contestação (não reconheço uma compra no meu cartão)

Caso você não reconheça uma compra realizada no seu cartão de crédito, você pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento. Caso a compra não seja reconhecida, tomaremos as providências cabíveis para excluir de nossa plataforma o usuário que utilizou o seu cartão indevidamente no Elo7. Isso não é suficiente para garantir o seu estorno. Para obter o estorno do valor utilizado indevidamente no seu cartão de crédito, será necessário que entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito e solicite o estorno.

Caso você tenha realizado uma compra, concluído o pagamento e não tenha recebido o produto, não é necessário realizar o contato com a administradora de seu cartão, já que o reembolso pode ser realizado de forma simplificada por meio dos procedimentos mencionados nos itens 12, 13, 14 e 15 desta Política.

20. Dados pessoais

Todos os dados pessoais inseridos no Elo7 e na Conta Moip devem ser atualizados, verdadeiros, completos e corretos. A qualquer momento pode ser feita a verificação dessas informações tanto pelo Elo7 quanto pelo Moip.

Todas as contas Moip são vinculadas às contas de Vendedor Elo7 pelo CPF. Não é possível vincular uma conta para receber pagamento apenas pelo CNPJ.

21. Análises de risco

Análises de risco nas transações de compra e venda são efetuadas por ambas as empresas de forma independente, caso sejam solicitadas informações pelo Moip e pelo Elo7 você deve responder de forma separada para as duas empresas.

22.Suspeita de compradorv

O Moip é a empresa responsável por processar nossos meios de pagamento conforme explicamos nesta Política. Caso seja identificado qualquer risco em um pagamento, o Moip fará o possível para impedir que o pagamento seja aprovado.

Em casos excepcionais, um comportamento indesejado de um Comprador pode ser identificado como de risco apenas após a aprovação de um pagamento. Nesse caso o Moip e o Elo7 agirão rapidamente para se comunicar com o Vendedor, para que ele não prossiga com o envio do pedido. A não observância dessas notificações pode levar ao bloqueio da Loja.

23. Contestação de pedidos (recebi uma contestação)v

Contestação é o processo gerado quando o Comprador que é titular do cartão de crédito solicita o estorno do pagamento diretamente na administradora do cartão.

Ao verificar que uma de suas transações recebidas foi contestada, é obrigação do Vendedor acessar em sua conta Moip o menu Chargebacks e encaminhar a documentação que comprova a venda, envio e recebimento da mercadoria pelo Comprador. A documentação necessário é:

  • print da página do pedido feito na loja;

  • print da avaliação do Comprador feita na loja (se houver);

  • comprovante de postagem; e

  • número da etiqueta de envio.

Este processo deve ser realizado em até 10 (dez) dias úteis a partir da data da notificação da contestação.

A documentação enviada será analisada pela empresa administradora do cartão de crédito do titular do cartão. Durante o período em que a empresa administradora do cartão de crédito do titular do cartão analisar a procedência do pedido de Chargeback, o valor referente à transação ficará bloqueado na conta Moip do Vendedor. Caso a empresa administradora do cartão de crédito do titular do cartão acate a defesa do Vendedor, o valor será desbloqueado em sua conta Moip. Caso a sua defesa não seja acatada pela empresa administradora do cartão de crédito do titular do cartão o valor será removido de sua conta Moip e devolvido ao titular do cartão. O Elo7 não participa dessa análise e não pode ser responsabilizado pela decisão tomada. O prazo para a finalização de uma contestação dessa natureza varia de acordo com a empresa administradora do cartão de crédito do titular do cartão e pode ser verificado diretamente com o Atendimento Moip.