É muito mais que peça decorativa ela é Funcional,
“A peseira sempre foi muito usada e hoje, quando existe espaço, não abrimos mão. Além de deixar o quarto lindo, é um facilitador”, comenta a arquiteta Ana Carolina Bellissimo.
Ela serve de apoio no momento de desfazer a cama e finaliza a decoração. “Atualmente, a montagem da cama já é um diferencial e a peseira auxilia nesta composição e na decoração”.
Segundo Arquiteta Ana Carolina, com a tendência da cama box, ela ganhou ainda mais destaque, já que a maioria compra apenas a cabeceira e, assim, perdeu-se o charme do pé das camas. Nesse sentido, a peseira entra como finalização e acabamento.
Se antigamente se usava como peseira um baú, que abrigava sempre o enxoval de cama, agora outros mobiliários conquistaram esse espaço na decoração. Banquetas, pufes, baús, recamier cumpre bem esse papel e ainda garantem estilo à ambientação.
Proporção e harmonia
Na hora de compor, a proporção com o modelo da cama é fundamental para garantir a harmonia. “A peseira deve ser, no mínimo, uns 20 centímetros menor do que a largura da cama”, explica.
A regra vale também para a altura da cama. A peseira nunca deve ultrapassar a altura do colchão, no máximo pode ficar alinhada. A proporção vale para os dois sentidos, não pode ser nem muito pequena e nem ultrapassar a largura.
Em quartos de solteiro, ela também pode aparecer e cumpre a mesma função. “Ajuda da mesma maneira, até mesmo em quarto infantil”, diz.
Mostruário de estampas, tecidos e cores Medidas (A x L x C)
0.03 x 1.5 x 0.75 cm