Eduardo Eduardo deixou uma avaliação sobre a loja Fábrica de Alianças para Aliança de Prata Legítima 950k.
muito topVer detalhes da avaliação
muito topVer detalhes da avaliação
A aliança ficou preta com 2 dias de uso
A prata é um metal nobre, amplamente utilizado na fabricação de joias, inclusive nas de alto padrão, isso devido ao seu baixo custo, versatilidade e beleza única. Contudo, ao contrário do ouro, a prata pode oxidar e com isso vir a escurecer, mas nada que não possa ser facilmente resolvido.
O escurecimento da prata ocorre devido à formação de uma fina camada de sulfeto de prata sobre a superfície da peça, resultado de uma reação de oxidação da prata ao entrar em contato com o oxigênio e com compostos sulfurados (compostos com a presença de enxofre).
Os compostos sulfurados estão presentes em grande quantidade na poluição atmosférica, por causa do enxofre dispensado pelos escapamentos dos carros. Eles estão presentes também em alimentos como ovo, cebola e diversos legumes da família dos repolhos, como a couve-flor, brócolis e o nabo, alimentos que contém o aminoácido cisteína. Encontrado também no suor do corpo, este aminoácido que também é um composto sulfurado, favorece a formação de sulfeto de prata.
Esta reação de oxidação pode ocorrer em maior ou menor tempo e intensidade, em função de diversos fatores, tais como: a proximidade do mar, níveis de poluição atmosférica, quantidade de ácido úrico produzida pelo corpo e forma como a peça é utilizada e/ou guardada.
Tanto a oxidação quanto a limpeza da prata caracterizam uma reação de oxirredução, no entanto, enquanto uma resulta na perda de elétrons (oxidação), na outra o resultado é o ganho elétrons (redução). Portanto, para realizar a limpeza de uma peça em prata oxidada deve-se promover uma reação oxirredução contrária à primeira ocorrida, tornando a peça reduzida.