Abrir menu Elo7

Descrição

A boneca mótanka é um dos itens artesanais domésticos mais antigos entre os povos eslavos. Inicialmente criadas como símbolos domésticos de fertilidade e guardiãs da casa, essas bonecas desempenharam um papel importante na vida cotidiana em tempos passados. Ainda hoje em uso, a tradição se tornou mais focada em estilo e decoração do que em qualquer ritual. Uma das principais peculiaridades delas é o fato terem seus corpos confeccionados apenas com tecidos de algodão enrolados e amarrados por fios, sem nenhum tipo de costura por meio de agulhas, pois assim até mesmo crianças podem confeccionar suas próprias motankas. Suas roupas costumam ser ricamente adornadas com tecidos de algodão coloridos elabordados folclóricos.
Por que a mótanka não tem face?
O que mais chama a atenção ao se observar uma mótanka é a ausência de rosto ou presença de uma cruz que ocupa o seu lugar. Algumas pessoas acreditam que essa boneca é um amuleto, por isso não pode ter uma aparência humana e protege seu(s) proprietário(s), trazendo fertilidade para a propriedade. Já alguns artesãos não desenham rostos (olhos, nariz, boca) para permitir que crianças pequenas desenvolvam sua imaginação e pensem nas emoções da boneca enquanto brincam com ela. A cruz feita no rosto de algumas mótankas, muito comum nas bonecas ucranianas, simboliza a unidade do céu e da terra, os quatro pontos cardeais, as quatro estações e o sol.
Atualmente a boneca mótanka é considerada (assim como as pêssankas), uma das mais importantes artes tradicionais ucranianas e vem conquistando admiradores ao redor do mundo.

Altura: 5 cm

Largura: 3 cm

Comprimento: 55 cm

Peso: 150 g

Código do produto: 1724392

Adicionado em: 13/08/2021

Avaliações do produto

Esse produto ainda não recebeu nenhuma avaliação

Avaliações de outros produtos da loja

Categorias

  1. Bijuterias
  2. Colar
Problemas com este anúncio?

Boneca eslava Mótanka - colar

R$ 70,00

ou 12x sem juros de R$ 5,83 no cartão

  • Feito sob encomenda

    10 dias úteis para produção

Políticas Elo7

Reembolso, troca e devolução

Políticas da loja

Mais produtos desta loja

Ver mais

Você também pode gostar