Penso, respondo às acusações de 'idolatria de imagem' dirigidas a nós católicos que a imagem deve ser funcional a nos evangelizar pelo sentido da visão.
O ser humano tem cinco sentidos a saber: audição, olfato, paladar, tato e visão. A Revelação dos Mistérios da Encarnação, Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo deve nos encorporar ao Corpo Místico de Cristo. É o Mistério da nossa Redenção. Isso se faz pela evangelização, anunciar. Ou seja, recebemos esse anúncio através dos nossos sentidos.
As imagens devem nos anunciar o evangelho através da visão da forma como "A Proclamação da Palavra" o faz pela audição. Tenha sempre diante dos olhos uma imagem, "essencialmente o Crucifíxo", para recorde a verdade das Escrituras que ela estiver dizendo.
Durante muito tempo sofri muito com as acusações de idolatria e tinha muito medo de estar pecando tendo imagens em casa. Até que estudei e aprendi o que "é de fato a 'idolatria'".
Hoje, serenamente, consigo ter carinho e zelar pelas imagens assim como zelo pelo "livro" da Palavra de Deus. Pois, para quem sabe de fato o "que é idolatria", não é ignorante, as imagens são uma "Parte da Bíblia".
Benedito Pedro Andrade
Penso, respondo às acusações de 'idolatria de imagem' dirigidas a nós católicos que a imagem deve ser funcional a nos evangelizar pelo sentido da visão. O ser humano tem cinco sentidos a saber: audição, olfato, paladar, tato e visão. A Revelação dos Mistérios da Encarnação, Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo deve nos encorporar ao Corpo Místico de Cristo. É o Mistério da nossa Redenção. Isso se faz pela evangelização, anunciar. Ou seja, recebemos esse anúncio através dos nossos sentidos. As imagens devem nos anunciar o evangelho através da visão da forma como "A Proclamação da Palavra" o faz pela audição. Tenha sempre diante dos olhos uma imagem, "essencialmente o Crucifíxo", para recorde a verdade das Escrituras que ela estiver dizendo. Durante muito tempo sofri muito com as acusações de idolatria e tinha muito medo de estar pecando tendo imagens em casa. Até que estudei e aprendi o que "é de fato a 'idolatria'". Hoje, serenamente, consigo ter carinho e zelar pelas imagens assim como zelo pelo "livro" da Palavra de Deus. Pois, para quem sabe de fato o "que é idolatria", não é ignorante, as imagens são uma "Parte da Bíblia".