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Guia para a criação das políticas de sua loja Ainda não seguido por ninguém Sua loja está linda, com fotos e produtos incríveis, mas sabe aquela sensação de que ainda está faltando alguma coisa? Quem sabe esse detalhe que está faltando não são as políticas da loja? Opa! Agora é a hora de corrigir isso. Toda boa loja que se preze deve investir um tempo para criar suas políticas e redigi-las de forma bem clara e objetiva. Elas ajudam a proteger cliente e vendedor e podem evitar desentendimentos, além de transmitir muito mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio =) Para facilitar, fizemos um guia com itens indispensáveis para direcionar a criação de suas políticas de venda. Itens essenciais para a elaboração das políticas de sua loja Prazo de produção e envio Geralmente os prazos de produção variam conforme o produto e é importante reforçar isso na elaboração de suas políticas, inclusive já escrevemos sobre esse assunto em nosso blog. Caso seus prazos variem de acordo com o produto ou quantidades, ressalte isso ou estipule um prazo médio. Informe também que o prazo de produção será contabilizado a partir da confirmação do pagamento do pedido. Trocas e devoluções Determine suas regras para situações como essas. No caso de troca, quem arcará com o frete? Aceitará devoluções? A devolução poderá ser feita em até quantos dias? Use também como ferramenta para a elaboração da política de trocas e devoluções o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Meios de pagamento aceitos Os ícones dos meios de pagamento já aparecem lá na página inicial de sua loja, mas não custa reforçar a informação. Por exemplo, os pagamentos podem ser feitos através de boleto bancário e cartões de crédito, com parcelamento em até 12 vezes com juros ou, se o vendedor tiver o parcelamento sem juros ativo em sua loja, poderá especificar em até 12 vezes sem juros. Prazos de resposta Esse é um ponto bem importante. Alguns vendedores tem o (ótimo) hábito de responder quase que prontamente às mensagens e pedidos, porém nem sempre isso é possível. O ideal é especificar qual é o seu prazo máximo de resposta, mas, recomendamos que não ultrapasse 24 horas, afinal, quem gosta de esperar? Baixe o Talk7 e não deixe mais os seus compradores esperando! Prazo de cancelamento de pedidos Trace um prazo para cancelar um pedido que não foi concretizado. Um pedido em aberto é ruim, pois, “segura” um produto que poderia ser vendido para outra pessoa. Alguns vendedores cancelam em 48 horas, 7 dias, isso depende de cada loja. Ah! Não se esqueça de deixar uma mensagem ao comprador perguntando se ainda há interesse no produto antes de cancelar o pedido, e caso cancele, o avise que este poderá ser reativado. Opções de Frete Informe as formas que seus produtos podem ser enviados (Sedex, PAC, transportadora etc) e se você já utiliza o frete com desconto, reforce essa informação, pois ela é um ótimo atrativo! Oferece frete grátis a partir de determinado valor ou para alguns produtos? Ressalte isso também nas políticas de sua loja. Caso seu frete seja manual, especifique que o frete será informado após o envio do pedido.

Políticas de Reembolso, Troca e Devolução